quinta-feira, 25 de outubro de 2007

25% dos europeus correm risco de roubo de identidade na net


Um em cada quatro europeus (25%) corre sérios riscos de roubo de identidade ou de fraude online devido à fragilidade das suas palavras-passe, alerta estudo recente da McAfee, empresa de tecnologia de segurança

Esta vulnerabilidade dos inquiridos deve-se ao facto de 24% deles utilizarem sempre a mesma palavra-passe para aceder a todas as suas contas. Destes, aproximadamente metade (43%) nunca as altera, o que aumenta o risco de exposição da sua identidade, bem como a possibilidade da senha ser roubada ou pirateada.
Cerca de 16% dos inquiridos alteram este tipo de código de acesso uma vez por ano e somente 11% a muda três vezes por ano, como é recomendado.
Esta negligência na segurança só facilita a vida aos cibercriminosos, pois «é como deixar as chaves do nosso carro na ignição», refere Mathew Bevan, um ex-pirata informático.
Passwords devem ser longas
Para evitar a susceptibilidade às ameaças, os especialistas em segurança aconselham o uso de palavras-passe extensas e complexas, algo que não é seguido na prática. De frisar ainda que um terço dos europeus usa senhas compostas por um a seis caracteres.
Palavras mais frequentes
Dos nomes mais utilizadas na Europa destacam-se o do animal de estimação, as datas de aniversário, a equipa de futebol ou a cor favorita, o nome do parceiro e mesmo o seu nome próprio. O hobby e o primeiro colégio também são escolhas frequentes.
Falta de código no telemóvel
Na comunicação móvel, os cuidados também são poucos, sendo que dois terços dos inquiridos não dispõem de código PIN para protecção dos seus dispositivos. Dos que dispõem de código, 76% não o alteram e 29% utilizam o predefinido por defeito.

Sem comentários: