A Assembleia da República conta gastar 109,8 milhões de euros no próximo ano. O valor mencionado no Orçamento para 2008, ontem publicado em Diário da República, fica abaixo dos 127 de euros que o Parlamento deverá despender este ano.
As despesas com pessoal absorvem quase metade dos 45,6 milhões de euros de gastos correntes. Nesta rubrica, os deputados são responsáveis pela maior percentagem. Ao todo, os 230 parlamentares vão receber 13 milhões de euros, o que dá uma média de 56500 euros a cada um.
A este montante juntam-se outros, como o subsídio de alimentação ou as ajudas de custo - só estas últimas totalizam mais 3,30 milhões de euros.
Viagens saem caras
A seguir ao pessoal, as despesas com a aquisição de bens e serviços são as mais relevantes, totalizando 21,1 milhões de euros.
Nesta categoria, destaque para os 3,16 milhões de euros para transportes dos deputados. Estes vão ainda gastar 3,46 milhões de euros em deslocações e estadas. Ou seja, em viagens internas e externas, o Parlamento vai suportar gastos de 6,62 milhões de euros, uma média de 18 mil euros por dia ou de 78 euros diários por deputado.
Sem comentários:
Enviar um comentário